Principal
Principal
Principal
Membros
Principal
Conheça os membros que fazem parte da nossa Loja Maçônica Lírio do Vale
Homenagem
Principal
Veja a homenagem recibida pela venerável mestra da nossa Loja Maçônica Lírio do Vale.
História
Principal
A Lírio do Vale já com nove anos de existência, continua harmonizada, com seus obreiros estudiosos, que respeitam os critérios e deveres maçônicos de liberdade, igualdade e fraternidade .
História


História da ARLS

Loja Maçônica Lírio do Vale

Federada à Grande Loja Arquitetos de Aquário - GLADA


Na Loja Maçônica de nossos maridos, Integramos a associação paramaçônica que é a Ala Feminina denominada "Clube das Filhas de ISIS. Como integrantes dessa associação, sempre participamos dos trabalhos filantrópicos,realizando campanhas como "Bazar da Pechincha", almoço e/ou jantar beneficente, enfim todas as promoções beneficentes da loja. Além disto, na realização das confraternizações mensais da referida loja, nas comemorações de iniciações ou outras atividades, sempre estivemos presentes com toda dedicação.

Mas, a cada evento desses, acabamos sempre ficando de lado. Cumprimos nossos papéis na hora determinada dentro da programação e pronto. Forma-se de tal maneira o grupo dos homens para um lado e o grupo das mulheres para o outro. Raramente, ou quase nunca participamos das conversas.

Ao tentar nos aproximar sentimos um clima de constrangimento. Bem, com tudo isto acontecendo, e como a maioria de nós relacionamos muito bem com os nossos companheiros de jornada terrestre, começamos a sentir que os casais estavam se distanciando, e com a convicção de que ser Maçom é uma coisa boa, instrutiva,de pessoas dignas , honestas e sem preconceitos, e que a base filosófica que sustenta a maçonaria é a tríade

LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE,


entendemos que se pudéssemos participar efetivamente , também como maçons a relação entre as famílias seria muito melhor e mais harmonizada.

Porque nos privarem dessa oportunidade? Um casal não pode ser um casal de verdade,se não houver total cumplicidade, compreensão,companheirismo ,confiança , participação e honestidade entre os dois. Estando nós no terceiro milênio, era da globalização, de mudanças de valores, em pleno limiar de substanciais transformações, não poderíamos deixar de lutar por este sonho. Pois se nossos maridos são felizes sendo maçons, queríamos que esta felicidade fosse compartilhada conosco, visto que numa família o casal tem sempre que somar seus valores, conhecimentos, forças, vontades, direitos, deveres e conquistas.

Com isto a nossa espécie será perpetuada nos valores democráticos, uma vez que o "homem e a mulher" são co-responsáveis nesse processo. Então nos despertou a idéia de pesquisar sobre a mulher na maçonaria, e, através de autores maçons renomados como José Catelani, Joaquim Gervásio de Figueiredo, Jorge Adoum,Helena Blavatski, Edlamar Provesi, Alec Mellor, Vera Facciollo, entre outros tantos, também nos Antigos documentos da maçonaria e dos Antigos Mistérios, descobrimos que a mulher sempre esteve presente nos Antigos Mistérios como na Maçonaria.

Descobrimos também a existência de muitas Obediências e lojas mistas,entre elas algumas femininas, no Brasil e no mundo Logo depois vimos um artigo na revista “ISTO é”, sobre a Mulher na Maçonaria, o que nos interessou e nos esclareceu bastante. Ao continuarmos a nossa pesquisa, foram feitos contatos com algumas Obediências e destes, obtivemos uma resposta sólida de interesse da Grande Loja Arquitetos de Aquários - GLADA, de São Paulo.

Estreitamos nossos contatos e então foi realizada aqui em Ipatinga uma palestra, aberta ao público que se interessasse; palestra essa que foi proferida pela Grã-Mestra da GLADA, Vera Facciollo o que nos deixou extremamente felizes e animadas. Após a palestra, reunimos nosso grupo de dez mulheres, todas esposas de maçons, e decidimos que seria fundada a nossa loja maçônica.

E sob uma forte pressão da corrente contrária à participação da mulher na maçonaria, e muitos protestos, fundamos em 18 de dezembro de 2000, a nossa Loja Maçônica Lírio do Vale, número 30, federada à GLADA, com recursos próprios e muita determinação, com sede provisória à Rua Wenceslau Brás, 70-Areal- Ipatinga-MG, no Vale do Aço. A Loja Maçônica Lírio do Vale, conforme seus estatutos é uma instituição essencialmente filantrópica, filosófica, educativa e progressista, visando o aperfeiçoamento moral, intelectual e social de seus membros e da humanidade na busca constante da verdade adotando princípios da Maçonaria Universal. é uma Loja justa e perfeita adotando o Rito Moderno e o REAA.

Fomos todas iniciadas em São Paulo no dia 03 de março de 2000 na Soberana Grande Loja Arquitetos de Aquários. O que se pode ver através deste site é a singeleza de nosso templo e o carinho com que foi construído e que apesar de pequeno a cada dia nos traz só alegrias e dentro dele sentimo-nos envolvidos na Paz e em harmonia , em busca da verdade de cada um de nós..

Vamos nos empenhar cada vez mais em angariar conhecimentos, para o crescimento espiritual e moral individual , de nossas famílias e da família maçônica, para o engrandecimento de nossa Pátria Democrática e a paz de uma humanidade mais justa e sem preconceitos.. E hoje a Lírio do Vale já com nove anos de existência, continua harmonizada, com seus obreiros estudiosos, que respeitam os critérios e deveres maçônicos de liberdade, igualdade e fraternidade .

Janeiro de 2010
Principal 
contato@liriodovale.org.br 
Rua Venceslau Brás • Nº 70 • Bairo Areal • Ipatinga • MG • 35160-281 
Telefone  (31)3823-4205